Programa de integridade

COMISSÃO DE ÉTICA DA LCM

 

O programa de integridade é um conjunto de medidas, políticas e procedimentos adotados por uma organização para promover a transparência, ética e conformidade legal em suas atividades. Esse tipo de programa é projetado para prevenir, detectar e remediar práticas inadequadas, como corrupção, suborno, fraudes, lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas.

 

Para garantir a coordenação eficaz de nossas atividades, conforme estipulado no Código de Conduta LCM, instituímos uma comissão composta por indivíduos designados pela Diretoria Executiva.

 

À Comissão de Ética da LCM são atribuídas as seguintes responsabilidades mínimas:

    1.  Garantir a adequada investigação das denúncias recebidas;

    2.  Requisitar documentos internos ou externos para a investigação dos fatos e, se necessário;

    3.  Preservar o anonimato de todas as denúncias recebidas e processadas;

    4.  Recomendar as sanções apropriadas;

    5.  Cumprir as normas internas que regem sua competência e procedimentos;

    6.  Investigar possíveis retaliações contra o direito ao anonimato;

    7.  Responder a denúncias ou consultas éticas, tanto anônimas quanto identificadas;

    8.  Promover a divulgação e implementação dos princípios éticos entre os administradores e colaboradores;

    9.  Atualizar o Código de Conduta conforme necessário.

Todos os nossos colaboradores, ao assumirem o cargo ou ao firmarem o contrato de trabalho, prestam um compromisso declarando-se cientes dos valores e princípios estabelecidos no Código de Conduta da LCM. Este compromisso é renovado anualmente.